27 de jan. de 2014

Licitação para o transporte de Maceió começa a ser debatida esta semana

Marcada para a próxima sexta-feira (30), no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Cruz das Almas, a audiência pública sobre o processo licitatório do transporte público por ônibus vai reunir a população, o poder público e os empresários.

A concorrência pública da seleção e consórcios das empresas que prestarão o serviço à população estarão na pauta da audicência.
 
O debate possibilita a participação ativa dos cidadãos, além da representação das empresas interessadas no transporte coletivo da capital. “Contamos com a participação dos maceioenses, pois dessa forma, avançaremos para publicação do edital e a divulgação da data de abertura do certame”, esclareceu o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Tácio Melo.

A revisão do edital foi trabalhada pela Prefeitura de Maceió desde fevereiro de 2013, para que o lançamento da licitação acontecesse. A elaboração foi desenvolvida seguindo o princípio da qualidade do transporte para atender critérios como a demanda de passageiros, gerenciamento dos terminais de ônibus, utilização da faixa seletiva e bilhetagem eletrônica.

Com o lançamento da licitação, a bilhetagem eletrônica ficará a cargo da SMTT. O valor atual de R$ 2,30 será mantido, variando para menos (nos itinerários intra bairros) ou para mais (nos casos dos ônibus executivos) e uma nova planilha de reajuste será criada. A frota será padronizada e terá uma vida útil de cinco anos, e ainda deverá garantir acessibilidade e a nos coletivos e a integração do sistema.

A cidade será dividida em cinco lotes, mais uma zona neutra (região do Centro, com atuação dos membros do consórcio), de forma que cada empresa poderá pleitear as cinco áreas, mas só será permitido operar, em no máximo, duas zonas de transporte.

Reformas em terminais

Menos de um mês após o anúncio do processo licitatório do transporte coletivo por ônibus na capital, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) focalizou investimentos na recuperação física de três terminais. As ordens de serviço foram assinadas nas duas últimas semanas de janeiro para reformas nos terminais do Mercado da Produção, Benedito Bentes e do Conjunto José da Silva Peixoto.

Coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o investimento total supera o valor R$ 370 mil, com origem do Fundo de Transporte Urbano (FTU). O prazo para entrega dos terminais reformados é de 90 dias.

Conforme explicou o titular da SMTT, Tácio Melo, as reformas atendem às exigências de segurança necessárias para a tranquilidade dos cidadãos e dos operadores de linhas que atuam nos três terminais. “Para evitar acidentes, o piso dos terminais vão receber camada tátil. Toda a estrutura metálica danificada será reposta e o sistema elétrico será recuperado. Essas medidas são um estímulo para que a população utilize os ônibus como principal transporte para se locomoveram pela cidade”, declarou.

Ainda de acordo com o superintendente, as equipes que vão trabalhar na recuperação dos terminais vão adotar como modelo, as melhorias estruturantes que foram feitas no terminal do Vergel do Lago. “Recebemos os terminais em péssimo estado, mas estamos iniciando as melhorias, todas com recursos próprios do município. São investimentos absolutamente necessários”, destacou o prefeito.

A partir do dia 17 de fevereiro, as faixas exclusivas para ônibus da praça Centenário até a Polícia Rodoviária Federal entrarão em vigor, mas somente após o dia de 10 de março, os condutores que infringirem a determinação serão multados.


Prestigie nossos anunciantes                                            

MAIS VISTAS DA SEMANA

PUBLICIDADDE
PUBLICICIDADE