24 de jan. de 2014

Maceió vai ganhar mais 32 câmeras de videomonitoramento antes do Carnaval

Até a primeira semana de fevereiro a capital alagoana será contemplada com mais de 32 câmeras de videomonitoramento, das quais fazem parte do Programa Brasil Mais Seguro, do governo federal. Diversos bairros receberão o equipamento nesta segunda etapa num total de 107 câmeras, conforme anunciou o chefe do Centro Integrado de Ocorrências de Defesa Social (Ciods), coronel Marcos Sampaio.

Na semana passada, segundo ele, o calçadão do comércio recebeu suas últimas câmeras que já deram mais segurança aos consumidores nas compras do final do ano passado. De acordo com Marcos Sampaio as câmeras de sido de fundamental importância no combate a criminalidade em Maceió, “o sistema de videomonitoramento tem sido uma ferramenta importante no sentido de ajudar a polícia nos inquéritos e redução de crimes, no bairro do Jaraguá, por exemplo, onde muitos estudantes ao saírem da faculdade eram alvo de pequenos furtos, apos a implantação das câmeras esta situação mudou”, explicou.

Dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) também indicam que houve redução de crimes em outros bairros da capital, como no caso da Pajuçara e orla marítima.

“As câmeras também têm ajudado a população, pois quando há um acidente do qual o condutor foge, por meio do equipamento se chega ao infrator identificando o veículo”, acrescentou o chefe do Ciods.

Ele avisou que um projeto para a expansão do sistema de videomonitoramento já está pronto e agora deve passar para a fase licitatória. “Outros municípios também serão contemplados como Arapiraca com 30 câmeras, Rio Largo e Barra de São Miguel com 14, Palmeira dos Índios com 20 e praia do Francês com nove e Maceió com cerca de dez”.

Veja os locais:

Até a primeira semana de fevereiro dezenas de bairros de Maceió serão contemplados com câmeras de videomonitoramento, são eles: Pontal Barra no terminal de ônibus, Jaraguá no estacionamento e entrada do Porto de Maceió, Cruz das Almas, Barro Duro em frente ao Shopping Miramar, Jacintinho no mercado e viaduto da Caixa Econômica, entrada do Conjunto Graciliano Ramos, entrada do sistema prisional, terminal de ônibus do Clima Bom, entrada do Conjunto Osman Loureiro e Medeiros Neto, início da Chã da Jaqueira, Praça Lucena Maranhão em Bebedouro, Avenida Siqueira Campos no cruzamento com a Rua Manaus, Praça da Faculdade, Praça do Pirulito, Terminal das Vans próximo da Santa Casa de Maceió, Praça Centenário em frente ao semáforo, esquina da Rua Melo Morais no Centro e na entrada do Santa Lúcia.

No total foram investidos cerca de R$ 12 milhões entre equipamentos de câmeras, 132 quilômetros de fibra ótica, seis terminais de monitoramento e dois de supervisão, centro de controle operacional, e 36 meses de manutenção e operação.


Prestigie nossos anunciantes                                            

MAIS VISTAS DA SEMANA

PUBLICIDADDE
PUBLICICIDADE