16 de nov. de 2013

Fernandes Lima: com faixa de ônibus, tempo de viagem cairá 40%

O percurso dos ônibus que trafegam na Avenida Fernandes Lima terá uma redução de 30% a 40% no tempo de viagem, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O aumento na velocidade média dos coletivos será possível após a implantação da faixa preferencial de ônibus, que de acordo com o superintendente Tácio Melo será feita de forma “experimental”.

Entre as novidades que devem melhorar o trânsito de Maceió ainda este ano, o secretário frisa a licitação de ônibus, que deve ser lançada até o término de 2013. As mudanças no sistema de transporte público, entretanto, só serão sentidas pela população em longo prazo, uma vez que haverá um período de readequação de 1 ano e 8 meses após o resultado da licitação.

O secretário Tácio Melo reforça que a licitação, que estava emperrada por outras gestões há anos, tem sido elaborada com o “aval” dos Ministérios Públicos Estadual e de Contas. “O MP está dando total apoio para que continuemos no caminho certo, mas nós não podemos divulgar nenhum detalhe antes que o projeto esteja finalizado e o 'martelo batido'”, explicou.

Entre as alterações em relação à antiga licitação, suspensa pelo Tribunal de Contas, Tácio explica que a principal modificação foi a demanda de passageiros pagantes, que caiu de 7,5 milhões para 6,8 milhões. Esta redução, segundo o secretário, tem interferência no valor da tarifa, na capacidade e nos tipos de veículos que serão definidos no certame.

“É um estudo complexo, com mais de 500 páginas. Teremos que, simultaneamente, revogar a licitação anterior e publicar o novo edital”, disse Tácio.

“Faixa preferencial de ônibus será implantada de forma experimental”

Em relação à nova faixa preferencial de ônibus, que já começou a ser pintada no asfalto da Avenida Fernandes Lima, o secretário Tácio Melo afirmou que a SMTT fará um calendário no mês de dezembro para implantar o novo sistema “aos poucos”.

Segundo ele, da Praça Centenário até a altura do supermercado Makro, no Tabuleiro do Martins, haverá binários: as ruas serão mão-única. “As ruas terão direção oposta, uma entra e outra sai. Não existirão ruas ligadas à Fernandes Lima com mão-dupla. Depois, serão implantados binários do Makro à rotatória da Polícia Rodoviária Federal, caso a fase experimental da Centenário ao Makro for consolidada”, explicou o superintendente.

Ele frisa que a velocidade média dos ônibus que trafegam pela Fernandes Lima, que é de 14 km/h, subirá para mais de 20 km/h. Ainda de acordo com a prefeitura, serão lançadas campanhas educativas para que os condutores fiquem adequados às mudanças.

Prestigie nossos anunciantes                                            

MAIS VISTAS DA SEMANA

PUBLICIDADDE
PUBLICICIDADE