Uma verdadeira feira de conhecimento e de ações, com tendas que mostrarão a diversidade de conquistas, prêmios, serviços, projetos inovadores na área de ciência e tecnologia em Alagoas. É assim que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 será aberta em Maceió, dia 20 de outubro, das 10:00 às 17:00 horas, no estacionamento do antigo Alagoinha, Ponta Verde. A exposição de ações temáticas é organizada pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a participação de diversos parceiros, a exemplo da Prefeitura de Maceió, por meio da Semel - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, UFAL - Universidade Federal de Alagoas, IFAL - Instituto Federal de Alagoas, Startup/AL, Cesmac, Uncisal, Sesau, Estácio Fal, Federação das indústrias, através do Senai, Algás, LCCV - Laboratório de Computação Científica e Visualização, da UFAL, Algás, as bases comunitárias do Vergel do Lago, Selma Bandeira, Carminha, Jacintinho, Santa Maria e Osman Loureiro, o ComuniCT - Núcleo Alagoano de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia, CEAAL - Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, OAGLL - Observatório Astronômico Genival Leite Lopes, dentre outros.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com ações em todo o País. Em cada ano, um tema é escolhido para divulgar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto. Em 2013, a temática é Ciência, Saúde e Esporte.
O objetivo da ação na praia é disseminar e popularizar o tema, envolvendo a população que circula na orla, aproveitando o domingo de lazer e mostrando o volume de projetos inovadores e premiados no Estado.
Serão 24 tendas numa área de mais de mil metros quadrados. Uma tenda terá as startups alagoanas e seus projetos, como o CrowdMobi, Hand Talk e TraktoPro, vencedores de prêmios de inovação dentro e fora do Brasil. Numa outra, o Governo do Estado vai expor as maquetes do Parque Tecnológico de Alagoas e seus polos agroalimentares de Batalha e Arapiraca, e de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICS), em Jaraguá, que dão uma ideia de como o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação evoluiu no Estado nos últimos anos.
Já a UFAL levará para a praia a Usina de Ciência e o Museu de História Natural, além da Faculdade de Medicina que estará com a Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia, com ações educativas e preventivas para diabetes, obesidade e osteoporose. A Sesau - Secretaria de Estado da Saúde levará a tenda Damião Alexandrino com ações integrativas de saúde unindo o saber popular e o científico, além de espaço para cuidados com massagem e várias outras atividades de prevenção à saúde. A Uneal vai fazer performance com jogos interativos e contador de histórias.
O Cesmac e a Estácio Fal também estarão presentes com ações direcionadas aos idosos, incluindo recreação, prevenção, orientação e atividades físicas. A Uncisal apresentará inovações através de um software educativo com jogos eletrônicos que incentivam o auto cuidado para a higiene oral, para o público de 04 a 14 anos.
O IFAL de Palmeira dos Índios é a demonstração que os talentos alagoanos estão por todo o Estado. Vai expor projetos de pesquisas que receberam prêmios internacionais, como o de fabricação de tijolos a partir das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, além de três robôs educativos, um deles cortador de grama e dois de química.
O Senai levará inovações desenvolvidas dentro daquela instituição em Alagoas. E o ComuniCT - Núcleo de Divulgação de Ciência e Tecnologia, coordenado pela professora Lenilda Austrilino, vai apresentar jogos educativos para todas as idades, exposição sobre a Ciência em Alagoas, além do Robô interativo, desenvolvido por cientista alagoano.
Já no dia 21, segunda-feira, as atividades vão se concentrar na Vila Olímpica Lautenay Perdigão, na Cidade Universitária, das 09:00 às 16:00 horas, junto a Semel. Para o secretário de Esportes de Maceió, Pedro Vilela, a iniciativa de trazer para Vila Olímpica toda estrutura do evento é muito positiva. “As crianças do Programa Segundo Tempo já são contempladas em sua rotina semanal com atividades esportivas e culturais. Tenho certeza que esta chance de observar de perto as novas tendências tecnológicas e ainda vivenciar experiências diferentes na área da ciência será inesquecível para os meninos e meninas do programa. Sem dúvida será um dia de muito conhecimento e crescimento lúdico”, destacou Pedro.
Ciência e tecnologia vão ao interior
Atividades em várias cidades de Alagoas vão movimentar a Semana através da Caravana da Ciência e Tecnologia que vai a Viçosa, Pão de Açúcar e Paulo Jacinto, além de no dia 24, das 14:00 às 22:00 horas, estar em Delmiro Gouveia, 25, em Dois Riachos, na Escola Estadual Cônego José Bulhões.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, o evento é fundamental porque permite mostrar a sociedade o quanto é importante o tema e quantas maneiras diferentes a ciência e tecnologia estão na vida das pessoas. "Colocar as universidades nas ruas, aproximar pesquisadores e alunos da população, mostrar às pessoas o que nossos jovens estão construindo de bom, com suas ideias e projetos inovadores, mostrar que saúde, esporte, educação têm tudo a ver com ciência, tecnologia e inovação, e que na prática todas as áreas conversam e se complementam são um dos diferenciais deste momento", explica. O objetivo da Semana Nacional é integrar ações das diversas áreas e expor à população, de forma interativa e participativa, inovações e talentos alagoanos que estão fazendo a diferença no Estado, finaliza Setton.