Alagoas está próxima a dar um grande passo na tecnologia policial. Nesta segunda-feira, às 15h, no Auditório Aquatune, do Palácio República dos Palmares, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, assinarão o contrato pra a aquisição do sistema de radiocomunicação digital para as polícias alagoanas. A previsão é que, até o início do ano, toda a comunicação de rádio feita pela polícia na região metropolitana de Maceió seja feita digitalmente, o que garante maior qualidade e segurança.
Segundo Dário Cesar, o projeto de radiocomunicação digital está orçado em cerca de R$ 25 milhões e está dividido em duas etapas: a instalação de 30 torres em vários municípios alagoanos, cuja ordem de serviço já foi dada pela Defesa Social, e a implantação do sistema digital, cujo contrato será assinado na próxima semana.
Das 30 torres, 16 delas já estão sendo construídas, sendo 12 na região metropolitana. A previsão é que todas estejam prontas até o fim do próximo ano. Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, as principais emissoras de televisão do Estado possuem apenas duas torres, o governo do Estado está construindo 30 de uma vez para facilitar a comunicação entre os órgãos de Segurança Pública.
“É um grande investimento que demonstra a preocupação do governador Teotonio Vilela com a segurança dos alagoanos. Sabemos que policiamento é feito com efetivo, e para isto realizamos concursos para as polícias Civil e Militar; mas também com uso de tecnologia de combate ao crime, como o videomonitoramento e comunicação digital”, ressaltou o secretário.
Como funciona
Com o sistema de radiocomunicação digital da SEDS, aquelas cenas a que estamos acostumados a ver em filmes, nas quais policiais consultam bancos de dados em tempo real de dentro das viaturas e mesmo pelos rádios portáteis, serão realidade em Alagoas.
“O sistema permite a transmissão de dados, como imagens, em tempo real. O policial poderá no Sertão de Alagoas fazer uma abordagem e através de seu rádio portátil ou mesmo da viatura avaliar se o suspeito é uma pessoa procurada pela Justiça”, explicou Dário Cesar.
Com isso, a logo prazo, o sistema vai trazer benefícios não apenas para a área da Segurança Pública, mas também de outros setores do Estado que também precisam transmitir dados para as várias partes do território alagoano, a exemplo das secretarias da Fazenda e da Saúde.
Outra vantagem do sistema é a segurança das informações sigilosas que são trocadas entre os policiais. Como as mensagens são criptografadas, não mais é possível que elas sejam captadas por quem esteja usando um equipamento não conectado ao sistema. “Vamos acabar com a infeliz prática de se copiar as frequências da polícia. Teremos uma comunicação segura e de qualidade”, garantiu o secretário Dário Cesar.
AGENDA POSITIVA SEGURANÇA PÚBLICA:
DIA 11/11/2013 (SEGUNDA-FEIRA):
10H - REINAUGURAÇÃO DO POSTO CENTRAL DO INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DE MACEIÓ
LOCAL: INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO
15H- ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA COBERTURA DE RADIOCOMUNICAÇÃO DIGITAL DE ALAGOAS
LOCAL: PALÁCIO (AUDITÓRIO AQUALTUNE)
18H30 - REUNIÃO (FECHADA) DE AVALIAÇÃO DO BRASIL MAIS SEGURO
LOCAL: GABINETE DO GOVERNADOR
20H - ABERTURA SOLENE DA 37ª ABERTURA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DO NORDESTE (CONSENE).
LOCAL: HOTEL JATIÚCA