Mesmo com a criação de 4 mil novos leitos nos últimos dois anos, a expectativa do setor hoteleiro em Alagoas é manter em 100% a taxa de ocupação durante o período do réveillon. Além da capital, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres são outros destinos bastante procurados por quem pretende curtir as praias alagoanas durante a virada do ano.
Segundos dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), mesmo faltando mais de um mês para a festa, 80% dos 18 mil leitos disponíveis já estão reservados. Vôos domésticos, partindo de cidades como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, e internacionais, trazendo turistas argentinos e portugueses, já apresentam lotação quase total e chegarão semanalmente a Alagoas a partir de dezembro.
Números que, segundo o presidente da ABIH, Glênio Cedrim, demonstram que o estado vem se consolidando como um dos principais destinos para aqueles que pretendem curtir a virada do ano longe de casa. “Nos últimos anos, nós estamos tendo a felicidade de contar com festas fortes, até mesmo de pré-réveillon, e que vem sendo bem distribuídas em vários pontos do estado. Estes eventos, aliados a boa rede de distribuição que o estado possui, vem contribuindo e ajudando a consolidar o estado como um destino para o reveillon”, analisa.
Em que pese o trabalho institucional que vem sendo realizado para atrair cada vez mais visitantes ao longo dos anos, Cedrim acredita que o maior responsável pelo aumento da demanda é o bom e velho boca a boca. “A gente sabe que o trabalho de divulgação é importante, mas muitas vezes você acaba escolhendo o destino da viagem depois de ouvir um amigo ou um parente que já visitou determinado lugar. Acaba sendo uma divulgação bem efetiva, que cria uma imagem positiva para quem ainda não viajou para o estado”, comenta.
Naturais da cidade paulista de São Bernardo, o casal de turistas Flaviana Luz e João Bernardo Soares, são exemplos da tese do empresário. Desde segunda-feira (11) em Maceió, eles contam que decidiram viajar para Maceió depois das boas recomendações do filho. “Meu filho já tinha vindo para cá e adorou. Recomendou para várias pessoas das famílias, e o pessoal que vinha sempre falava muito bem. Agora, resolvemos aproveitar esse período mais tranquilo, e viajamos para cá. Estamos adorando e vamos voltar recomendando para todo mundo também” conta Flaviana.
Apesar de encantados com a beleza da cidade e já planejando voltar outras vezes, o casal não pretende aproveitar o réveillon na capital alagoana. “Aqui deve ser muito agitado durante a virada, preferimos viajar em épocas mais tranquilas. Mas gostamos muito e pretendemos fazer essa viagem novamente”, completa.