1 de nov. de 2013

Cientistas descobrem novo tipo de vírus da dengue e vacina contra a doença fica mais distante

Cientistas descobriram um novo tipo do vírus do dengue na Ásia, segundo a revista Science. Os dados sobre o suposto vírus de tipo 5 da doença foram apresentados numa conferência realizada em Banguecoque, na Tailândia. A descoberta pode tornar ainda mais difícil o desenvolvimento de uma vacina contra a doença.

Investigadores encontraram o vírus por acaso em amostras recolhidas durante um surto numa região da Malásia, em 2007. O microrganismo era diferente dos quatro sorotipos conhecidos do dengue, o que foi confirmado por sequenciamento genético. 
O anúncio foi feito pelo virologista Nikos Vasilakis, da Universidade Texas Medical Branch, nos EUA.

Ainda não existe vacina nem medicamento contra a doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre e dores musculares e nas articulações. 

Eventualmente, a doença progride para a forma hemorrágica, o que acontece com mais frequência quando a pessoa é infectada pela segunda vez, mas com um tipo diferente de vírus. Uma nova infecção, com o terceiro ou quarto tipo, eleva consideravelmente a possibilidade do paciente desenvolver um quadro hemorrágico.

A descoberta de um novo sorotipo – a primeira dessa natureza em mais de 50 anos - só multiplica esse risco.

Apesar de programas de controle lançados na década de 2000, os casos de dengue estão aumentando no mundo, apesar de o número de mortes ainda ser considerado baixo, no geral, porque a gestão de casos graves melhorou. 

A incidência anual global é estimada em 390 milhões de casos, segundo um estudo publicado em Abril na Nature.

A existência de mais um subtipo do vírus deverá complicar ainda mais os esforços para desenvolver uma vacina contra a dengue.

Os testes de vacinas têm fracassado porque não oferecem proteção contra os quatro tipos de vírus que se conhecia até agora.

O quinto vírus deverá complicar ainda mais as coisas, embora os cientistas especulem que o novo membro da família possa ajudar a explicar o surgimento e a evolução do grupo.

A equipe de pesquisadores que fez a descoberta suspeita que o sorotipo 5 da dengue esteja circulando entre macacos nas florestas do país.

Até agora, há apenas um caso registrado de humano afetado pela dengue tipo 5.


Prestigie nossos anunciantes                                            

MAIS VISTAS DA SEMANA

PUBLICIDADDE
PUBLICICIDADE