Com o tema “Diabetes: Educar para Prevenir” a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL realiza na próxima quinta-feira (14), Dia mundial do Diabetes, diversas atividades educativas e de saúde para prevenção da doença. A ação é desenvolvida por uma equipe multiprofissional e envolve os setores de: enfermagem, nutrição, fisioterapia e esporte da Instituição, e conta com o apoio de curso de enfermagem da Faculdade Integrada Tiradentes- FITS.
Durante todo o dia os pacientes, acompanhantes e a comunidade em geral terão a disposição de forma gratuita de uma avaliação prévia dos fatores de riscos para a doença, como dosagem de glicemia, aferição de pressão e verificação do peso. Os pacientes também participam de palestras educativas e de atividades físicas desenvolvidas pela equipe de fisioterapeutas e educadores físicos.
Segundo o presidente da ADEFAL, Luiz Carlos Santana a atividade tem como ponto principal objetivo alertar para o risco do diabetes e principalmente evitar o agravamento da doença, que muitas vezes evolui para uma amputação ou até mesmo para o óbito. “A maioria dos nossos pacientes amputados são diabéticos, por isso nosso objetivo hoje é tentar alertar e educar a sociedade para a prevenção da doença, que sem dúvida é o melhor remédio”, ressaltou Luiz Carlos.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada minuto que passa morrem seis pessoas devido à diabetes, essa é a quarta maior causa de morte nos países desenvolvidos. Segundo o Ministério da Saúde 5,6% dos brasileiros são diabéticos. O diagnóstico da doença também aumenta conforme a idade da população, já que o diabetes chega a atingir 21,6% dos idosos - maiores de 65.
Os dados da Federação Internacional de Diabetes - IDF ainda são mais assustadores e revelam que existem, atualmente, 194 milhões de diabéticos espalhados pelo mundo e a tendência é que esse número aumente. As previsões apontam para que este número atinja os 330 milhões até 2025, em grande parte devido ao crescimento e envelhecimento da população, à urbanização e ao estilo de vida sedentário.