A Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia promoveu o Dia D de Combate ao Câncer de Mama na manhã desta terça-feira (22), dentro das atividades da campanha Outubro Rosa. A ação reuniu dezenas de mulheres na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do povoado Camadanta.
Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Limoeiro vem realizando diversas ações no sentido de conscientizar as mulheres do município sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama, colo do útero e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
No Peti Camadanta foram realizadas várias atividades, a exemplo de palestras sobre prevenção destas enfermidades, distribuição de brindes, atividades físicas com a presença do educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Claudomiro Ferreira, bem como serviços gratuitos que elevam a autoestima, a exemplo de cortes de cabelos, escovinhas, maquiagem e limpeza de pele.
“Hoje está sendo um dia muito especial, pois além de receber conhecimentos sobre a prevenção do câncer de mama, estou voltando pra casa com o cabelo arrumado e maquiada”, frisou a dona de casa e agricultora Maria de Lourdes Silva.
Um dos palestrantes convidados foi o ginecologista e obstetra José Yroldo, que atende no município. O médico falou sobre a importância do autoexame entre as mulheres e ensinou técnicas de como ele deve ser feito.
A secretária municipal de Governo, Eloísa Ferro, presente ao evento, ressaltou a importância do trabalho preventivo desenvolvido pela equipe municipal. “É preciso que as mulheres se conscientizem da importância de realizar exames regularmente. O câncer de mama é considerado o segundo tipo mais comum no mundo e o que mata mais mulheres no País. A doença tem cura e só o diagnóstico precoce é capaz de diminuir esses índices”, afirmou.
Na próxima quinta-feira (24), uma unidade móvel do Núcleo de Diagnóstico e Prevenção do Câncer estará na comunidade atendendo todas as mulheres que quiserem fazer exames gratuitos de citologia e mamografia. “Esta ação é imprescindível para que as mulheres da comunidade e de todo o município comecem a perceber a importância da prevenção”, frisou Andreza Lanuze, enfermeira da Unidade de Saúde do povoado Camadanta.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Limoeiro, Leila Márcia Tenório, o município aumentou as cotas dos exames de mamografia, citologia e ultrassom mamário durante todo o mês de outubro, em razão da campanha Outubro Rosa.
As ações desta terça-feira foram conduzidas por profissionais do NASF, da Unidade de Saúde Camadanta e da Secretaria Municipal de Saúde.