13 de out. de 2013

Notícia - IMA delimita área de turismo marítimo nas praias do Litoral Norte de Alagoas


O Instituto do Meio Ambiente (IMA) começou a sinalizar trechos de navegação no Litoral Norte de Alagoas para proteger recifes, algas, corais e espécies de peixe-boi que vivem na região. Neste sábado (12), os trabalhos foram realizados entre Paripueira e Barra de Santo Antônio. O principal objetivo da delimitação é combater o turismo desordenado.

A região abriga uma das maiores reservas de corais do país e, por ser uma área muito explorada pelo turismo, a preocupação dos biólogos é de impedir que embarcações motorizadas destruam os recifes.

O biólogo Juliano Fritsche explica que além de impedir o avanço do mar, os recifes são ecossistemas de várias espécies marinhas. "O coral forma o recife e é a base da vida local. A média de crescimento do coral é de um centímetro por ano, é o tamanho de uma unha. Um coral que é destruído pode levar 100 ou até 200 anos para recuperar aquele tamanho", diz.

O biólogo disse ainda que o instituto vai intensificar a fiscalização no litoral alagoano para evitar que as embarcações desobedeçam a restrição e agridam o meio ambiente.

"A gente vai fazer uma manutenção, no mínimo, quinzenal ou mensal. Vamos também marcar essas boias, que muitas vezes são roubadas para serem utilizadas em redes", afirma o biólogo.

A sinalização foi cobrada pela Procuradoria da República e pelo Conselho Estadual de Proteção do Meio Ambiente. "Alagoas por si só já atrai turistas, principalmente nas piscinas aturais. Então, é preciso fazer esse reordenamento para evitar a degradação desses ambientes", explica o diretor técnico do IMA, Ricardo César.

A chuva forte dificultou o trabalho dos mergulhadores e por isso a operação vai continuar na semana que vem. Segundo o IMA, quem for pego navegando nessas áreas delimitadas vai pagar multa e poderá responder por crime ambiental.


Prestigie nossos anunciantes                                            

MAIS VISTAS DA SEMANA

PUBLICIDADDE
PUBLICICIDADE