O setor médico do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realiza, nesta sexta-feira (1), a “2ª Campanha Para Prevenção das Hepatites”, com coleta de sangue para todos os funcionários do Fórum da Capital, localizado no Barro Duro. O objetivo é realizar exames para diagnosticar as hepatites A, B e C. As ações têm início às 8 horas e termina às 10 horas, no setor médico do Fórum.
De acordo com a médica do TJ, Astéria Maria Alves, a pretensão é que sejam atendidos cerca de 300 funcionários. Astéria afirmou ser importante a realização dos exames, pois o número de infectados pela doença, muitas vezes sem sintomas, é crescente. Dependendo dos resultados, os pacientes serão selecionados para vacina ou para tratamento. A primeira campanha realizada no prédio sede do Judiciário atendeu 200 servidores.
O alerta é da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) que aponta um crescimento no número de portadores do vírus, onde os principais infectados são pessoas que foram submetidas a cirurgia de grande porte, receberam transfusão de sangue e/ou derivados, ou que fizeram tratamento de problemas renais. Essas pessoas têm risco cinco vezes maior de ter contraído o vírus.
Os servidores podem realizar os exames sem a necessidade de estar em jejum. O material será encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN).