A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) anunciou investimentos em várias frentes e áreas para mudar o cenário da cobertura de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado. O objetivo é a ampliação e melhoria dos serviços que a companhia presta aos alagoanos conforme revelou o presidente da empresa, Álvaro Menezes, durante reunião de acompanhamento do Programa Estratégico de Gestão (PEG), que faz o planejamento das ações da companhia.
"Precisamos atacar com mais intensidade e eficiência nossos problemas e deficiências, usando nossa capacidade, experiência e recursos técnicos e humanos", afirmou Menezes. Ele disse que a Casal, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e o Governo do Estado estão realizando obras de grande porte para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário na capital e no interior.
Menezes afirmou, ainda, que os projetos para essa área até 2016 envolvem recursos superiores a R$ 500 milhões somente em Maceió. Ele citou a locação de ativos e a instalação de Distritos de Medição e Controle (DMCs) na parte alta e na região da orla lagunar como dois desses projetos.
Os DMCs, usados no combate às perdas, são fruto do contrato de transferência de tecnologia firmado entre a Casal e a Sabesp. Além da capital alagoana, essa tecnologia também será adotada nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Rio Largo. Os investimentos nessas três cidades e mais a complementação que será feita em Maceió absorverão recursos da ordem de R$ 50 milhões.
"Juntando capacidade, experiência, tecnologia e criatividade, a Casal é, indiscutivelmente, a melhor opção para prestação de serviços de saneamento", enfatizou Menezes, acrescentando que a empresa está bem preparada para operação e manutenção dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.