No mês de setembro, os moradores de Coité do Nóia usufruíram dos serviços oferecidos pela Ação Empreendedora do Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania. Agora, entre os dias 16, 17 e 18 de outubro, o município que será beneficiado com atendimento empresarial, palestras, cursos e oficinas para microempreendedores individuais, produtores rurais e futuros empresários será Feira Grande.
A abertura da ação será realizada nesta quarta (15), às 19h, no Clube Social de Feira Grande, no Centro. Os atendimentos serão feitos das 8h às 18 horas, no ônibus do Sebrae, que ficará na Praça da Rua do Comércio, em frente ao Banco do Brasil.
Os cursos, oficinas e palestras serão ministrados das 16h às 22h, na Escola Ensino Fundamental Veridiana Soares da Silva, e abordarão temas como “Como é que tá a inadimplência”, “Formação de Preço de Vendas”, “Gestão Visual de Loja”, além de Clínicas Tecnológicas voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI) e Diagnóstico de Atendimento Empresarial (DAE) para as microempresas.
De acordo com Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Alagoas, durante a ação, que neste ano já foi realizada em 29 municípios, foram feitos, aproximadamente, 7.500 atendimentos, e esse número poderá chegar a 9.300 até dezembro. Ela ainda ressalta a importância desses serviços para os municípios e para aqueles que buscam abrir uma empresa.
“A Ação Empreendedora permite que os potenciais empresários e empreendedores se formalizem como MEI, e ainda ajuda a concretizar o sonho do próprio negócio. Muitos pensam que é difícil abrir a sua própria empresa, até participar de uma ação com essa”, afirma a gerente.
Os próximos municípios que receberão a Ação Empreendedora do Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania serão: Limoeiro de Anadia, entre os dias 23 e 25 de outubro, e Belo Monte, nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro.
Sebrae nos Territórios da Cidadania
Ao promover assistência técnica e gerencial às atividades produtivas existentes em cerca de 100 Territórios da Cidadania delimitados pelo Governo Federal, que englobam cerca de 1.500 municípios, o Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania proporciona o atendimento aos negócios existentes nas áreas urbanas e rurais dos diversos segmentos econômicos nos setores de agronegócios, indústria, comércio e serviços.
O programa surgiu para estimular o empreendedorismo e contribuir com a inclusão produtiva, na área urbana e rural. Nessas regiões, existe grande concentração de agricultores familiares e empresas optantes pelo Simples Nacional, além de muitos negócios informais. Além de levar produtos e serviços para municípios que ainda não são atendidos pelo Sebrae, o programa também visa reforçar o atendimento nas localidades onde a instituição já atua.